sábado, 14 de fevereiro de 2009

Wag the Dog... mais uma sugestão cinematográfica!


Mais uma vez, vos venho dar uma sugestão cinematográfica! Por estes dias ando a ver muitos filmes já "antigos"...enfim... são fases... Para introduzir este que vos trago agora, não resisto a começar pelo título: "Wag the Dog" em inglês... ora embora tenha vivido, como sabem alguns anos em London... não me ocorre agora nada assim brilhante para traduzir mas tenho grandes dúvidas que, se o fizesse com tempo, me saísse...(e aqui é que "a porca torçe o rabo")... preparem-se... "Manobras na Casa Branca". Só me ocorre que a parte do "WAG" seja "Manobras"... "the", deve ser "na"... e "dog" é "Casa Branca"...! parece-me óbvio!

Bem, manobras de tradução à parte vamos para as manobras... da casa branca! "Manobras na Casa Branca" conta com um elenco daqueles que garantem sempre qualidade. Dois senhores que eu confesso, admiro bastante!! Dustin Hoffman e Robert De Niro. São eles que lideram esta "comédia"...

O presidente dos Estados Unidos está envolvido num escândalo sexual. Isto a duas semanas das eleições presidenciais. Ora uma coisa destas não convém vir a público senão... lá se vão as hipóteses de uma reeleição. Ora, para tentar evitar este escândalo, são recrutados um famoso produtor de Hollywood (Hoffman) e um grande consultor de comunicação (De Niro). A solução para desviar as atenções do escândalo sexual passa por criar um escândalo ainda maior! (LOL!). Que tal vos parece uma guerra?!!

Este filme é, para mim uma sátira perfeita ao uso do poder político nos Estados Unidos! Embora não seja propriamente recente, não deixem de ver.

Resta dizer que "Wag the Dog" foi nomeado para dois Óscares da Academia (melhor actor e melhor argumento adaptado). Um filme do mais que conceituado Barry Levinson (Rain Man, Sleepers e Bom dia Vietname)... a não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário