quarta-feira, 20 de maio de 2009

Uma final diferente...

E assim de rajada vêm dois posts... "este gajo também, é oito ou oitenta!", deve ser o vosso pensamento neste momento. =)
A final da taça UEFA da época 2008/2009 foi em muitos aspectos uma final diferente. Primeiro porque pela primeira vez na história, uma equipa ucraniana podia levar para casa a taça UEFA... Segundo porque esta foi mesmo a "última" final da dita competição, que para o ano passa para moldes diferentes (mais tipo "Champions").
Primeiro começo por dizer que esta alteração nos moldes competitivos da prova, só tardam por virem tarde, uma vez que esta taça UEFA há muito que perdeu o seu "encanto". A taça UEFA teve o seu auge, talvez nos anos 70/80... Anos em que na também já extinta Taça dos Campeões Europeus só competiam mesmo os 1ºs classificados dos principais campeonatos europeus: Aí sim, haviam duas provas em que havia sempre qualidade garantida. Aquando da abertura da então "Champions" a mais equipas de alguns países (4 em alguns casos!!!!), assinou-se a sentença de morte da "UEFA"... Equipas mais fracas... Jogos mais fracos... O cair progressivo da prova. Esta alteração vem dar origem a uma espécie de segunda divisão de liga dos campeões. Menos equipas e mais qualidade (sim que na fase de grupos da UEFA havia equipas que não lembravam ao Diabo). Espero ansiosamente pela coisa...
Indo ao jogo propriamente dito, a falta de Diego... Este verdadeiro génio!!!!!! adivinhava um jogo complicado para o Bremen... Mas a malta lá se conseguiu orientar com o franguinho =). Sem Diego, o Bremen é uma equipa 100% alemã, o que face ao "samba" ucraniano se adivinhava um "cudilho" como costumo dizer. Hugo Almeida até que fez falta mas acho que os alemães começaram logo a perder quando não entrou o pequeno reguila brasileiro.
O Shaktar foi o contrário... Do meio-campo para a frente: Autêntica qualidade carioca. Bonito de se ver futebol tão rendilhado, mas sem aborrecer (muito pelo contrário). Aquele Ilsinho pode vir a ser um craque raro. Atenção aos clubes de meia linha europeia... enquanto não valoriza tanto... E é o que há. Lá foi uma equipa ucraniana que ganhou a taça UEFA. Gostei... =)

Sem comentários:

Enviar um comentário