sexta-feira, 12 de junho de 2009

Agora sim, é altura de balanço…

Existem coisas que às vezes não são entendidas por todos. O que vou escrever agora pode bem vir a ser uma delas. Espero que, o amor com que falo da “minha” tuna, dos seus problema se do seu passado, presente e futuro não seja interpretado como uma coisa abusiva. Ora bem, começando pelo início da coisa, aqui vai: no fim do ano lectivo passado, como já vem sendo habitual foram feitas as eleições na tuna. Isto coincidiu com o ano em que era finalista do curso de Turismo, ou seja, já sabia que ia abandonar a vida de estudante. No entanto, vá-se lá saber porquê, senti, ao longo do tempo que embora o meu tempo como estudante estivesse a acabar, o meu tempo como tunante, esse ainda não estava (nem está) ainda no seu fim. Tomei portanto a decisão de me propor para um cargo na tuna, não por sede de poder, como chegou a ser falado, mas por amor a uma das coisas que mais aprendi a amar na minha vida. Veredicto: um ano como presidente da Tunapapasmisto… ufa… =)
Na altura, só eu sei o que fui criticado, o quanto não fui entendido pela maior parte das pessoas. É uma coisa que ainda falta em Portalegre, é uma cultura de continuidade nas tunas, como há em outras cidades que albergam instituições de ensino superior. Tendo acabado o curso, sabia que o meu futuro mais imediato passaria por perto, logo seria uma coisa compatível, o acompanhar a tuna mais um ano. Senti, do fundo do coração que ainda tinha algo a dar, algo a passar a quem chegava. Tinha que deixar ali, o que me foi ensinado pelos ícones da tuna com quem ainda tive o prazer de privar. Para mim, senti que se esses valores não fossem passados a tuna iria passar um bocado mal… seria um ano de perda de identidade do grupo académico mais emblemático de Portalegre.
Com a introdução já feita, a melhor forma de fazer o balanço deste ano será se calhar de começar por vos falar um pouco das actuações mais importantes, e dos momentos que mais me marcaram. Para começar confesso que achei que este seria um ano de pesadelo… a primeira actuação, ainda só com veteranos da tuna foi em S. Vicente. Uma actuação que não correu ma só em palco, correu mal desde a altura em que saímos de Portalegre, e que culminou com uma das minhas piores actuações com a tuna. Enfim… em segundo lugar, Santo António das Areias. Nesta actuação já foram alguns “caloiros” com a malta. Uma actuação que já me deixou mais contente. A qualidade e a postura foram muito melhores, só manchadas por atitudes de um membro da tuna que mais tarde, ainda nessa noite iria “assinar” a sua sentença de saída da tuna. Hoje penso que a tuna é muito melhor, também porque ele não está presente. Não sendo uma actuação, propriamente dita, não posso deixar de vos referir o dia em que saímos de Portalegre rumo a Évora para ver a nossa Leninha… =( Um momento que hei-de guardar para sempre no meu coração. A dedicação de quem foi, alguns sem conhecerem a Lena, mas não deixámos de lhe mostrar que a tuna, a família a que ela há-de sempre pertencer estava com ela. Que queríamos, nem que fosse durante aqueles minutos que estivemos com ela, partilhar um bocado da sua dor, para que não custasse tanto. A 11 de Março, os nossos “Capotes Negros”… em poucas palavras: lindo, perfeito e uma noite memorável para recordar durante muitos anos! De seguida, provavelmente o festival em que penso estivemos no nosso auge! O Crato. Um festival de dois dias que me meteu algum medo, confesso. Não via a tuna preparada para uma coisa daquela dimensão, daquela responsabilidade, mas a verdade é que tudo o que eu poderia pensar caiu por terra após umas horas naquela bela vila. Fomos tuna… fomos tuna na sua mais pura essência! Um grupo, uma família, sempre pronta a receber quem vinha de fora, que não conhecia aquilo tão bem como nós. Não é o mais importante, principalmente na Tunapapasmisto (aprendam a escrever o nome da tuna amigos), mas talvez para vos explicar melhor: ganhámos tuna mais tuna e tuna do público. Acho que dá para perceber o “terror” que andou à solta.
Depois do Crato, senti a malta a perder fogo, a perder “ganas”, mas as coisas não deixaram de se fazer. Coimbra, II Entretunas… nem tudo correu bem, houve coisas aliás, que correram até mesmo mal. Não da parte da malta de Coimbra, que esses foram assim mesmo perto de perfeitos, mas da nossa malta… foram três dias em que senti que, se for aquilo, aquelas atitudes, aquela falta de dedicação, aquela falta de espírito de sacrifício o futuro da tuna, então esse futuro vai ser no mínimo complicado! Fica o aviso para quem o quiser…
Acabámos o ano em Ervidel, perto de Beja. Uma primeira edição de um festival de tunas tem sempre algumas falhas, mas que são perdoáveis face à notória dedicação da parte de quem organizava. Num dia bastante complicado para mim, cheio de emoções, cheio de coisas que nunca pensei sentir na minha “última” actuação, senti a tuna elevar-se um pouquinho, e dar mais do que eu esperava, em determinadas situações. Voltámos a sair com tuna mais tuna, um prémio que nem sabíamos que estava em disputa! =)
Não posso acabar sem mencionar o dia em que mais me custou representar a tuna: o funeral da Lena. A Lena foi caloira da tuna comigo, portanto eu conhecia-a até bem. A simplicidade em pessoa, a humildade que já não se vê em muita gente, estava presente na Lena. Uma partida demasiado prematura, demasiado injusta para alguma vez ser aceite, seja de que forma for. Para ti, Lena, um grande e forte beijinho e abraço! Espero que estejas bem…
E quando toda a gente achava que este post estava a acabar, eis que só vos digo que vai sensivelmente a meio. Aguenta e não chora =)
Foi um ano do mais complicado que podem imaginar. Sem trabalho, consequentemente sem dinheiro. Um ano em que perdi objectivamente algumas coisa que eram do mais importante que tinha na vida (sim, estou a falar da minha namorada e de algumas propostas de trabalho). No entanto, um ano em que me apareceu um “anjinho” que me aturou… À Juliana, só lhe posso agradecer! Porque com ela nunca me senti presidente da tuna, com ela nunca me senti obrigado a ser o líder que para os outros era. Com ela, falei de coisas que mais ninguém sabe. Pensei em desistir “milhares” de vezes, mas ela lá me dizia sempre, “tem calma, isto não pode correr sempre bem”, ou “epah, agora também estás a ser parvo”. Acho que as pessoas da tuna, desde caloiros a veteranos não lhe deram a devida importância neste que é tido como um dos melhores anos da história da tuna. Eu dou-lhe, ela sabe disso, e o meu obrigado há-de tê-lo sempre, mas sempre! Até fomos dados como namorados por muita gente, dada a cumplicidade que construí com este mau feitio =) garanto-vos que mais nada aconteceu, a não ser uma amizade que sei fica para sempre… Adoro-te Ju! =).
À minha Cidália, à Pipa, à Ana Teresa, à Ju e à Carina, as faces mais visíveis do grupo de veteranos que nunca me deixou, o meu muito obrigado! Não sabem o quanto foram importantes para mim, para que e continuasse sem dúvidas. Foram vocês, figuras principais neste ano estranho da minha vida! Do fundo do coração, muito obrigado! Ci, és uma inspiração para mim enquanto tunante! Adoro-te por tudo o que és e representas para a tuna! Love you! Pipa, és assim uma senhora, um espírito inabalável! O que eu aprendi a gostar de ti e a respeitar-te deve-se aquilo que tu és: IMPACÀVEL! =). Ana Teresa, minha amiga, minha colega de turma desde que entrei para Portalegre. ADORO-TE! Obrigado também tu por este ano! És família, já! Juliana, já te dediquei umas palavrinhas atrás e a minha escrita não dá para mais, neste momento, do que… Só tu e eu sabemos o que este ano foi! São coisas que havemos de partilhar para sempre! Carina, tenho noção do esforço que fizeste em estar em algumas actuações, e que como algumas pessoas, o fizeste porque te pedi que fosses. Obrigado por tudo! =). Seria injusto não falar da Betinha (a do dinheiro, lol)... Sem a disponibilidade que sei que ela gostava mas sempre com a preocupação de me explicar os porquês. Uma senhora, também ela, pelo respeito que sempre senti que me tinha enquanto presidente... sim, porque sendo ela minha veterana da tuna tinha todo o "direito" de me atropelar. E depois Betinha... Quando vinhas, é sempre diferente. És como aqueles jogadores que quando estão em campo acrescentam sempre alguma coisa... Que grande espírito! Tenho a certeza que vais voltar! =) Mas a tuna vai sentir a tua falta! eu pelo menos já sinto!!
Depois, tive um grupo de caloiros, o núcleo duro como lhes chamava. Os que mais ouviram, os que mais levaram com o meu feitio mau quando as coisas não corriam bem. Aqueles que não me falharam quando alguns pseudo veteranos o fizeram. Espero não me esquecer de ninguém, mas o meu muito obrigado à Xoxa, à Ângela, à Mariza, à Adriana, à Andreia (controla-te Andreia!), à Tânia, à Joana Coimbra, à Joana do Pó =), à Mónica e à Marta. Obrigado meninas! Devem estar podres de contente de eu já não estar tanto tempo para vos moer a cabeça! =). Aos rapazes é mais fácil, que foram menos, mas não piores! A vocês, Mauro, Zé, Plácido, Formigo e Garganta… força aí na cena! Também vocês devem estar contentes de já não levar com 5 litros de água em cima em dias de frio, e de apertos de mão que quase vos partem os dedos. Para o ano, quando e se regressar brindamos todos, como colegas de tuna, como veteranos, mas acima de tudo como amigos! Forte abraço!
Uma mensagem para vós, caloiros: O mérito e os destaques merecem-se, não se forçam! Vejo em muitos de vós a esperança do futuro, e espero não vir a desiludir-me. Sei que alguns vão dar problemas, sei disso e sei quem são mas eu estarei cá para vos trazer de volta à terra quando achar que estão a “voar muito alto”. À vossa atenção!
Ao grupo de veteranos que ficam: Boa sorte! Bem vão precisar =) avizinha-se um ano diferente, um ano em que as coisas vão mudar. Cabe-vos a vós saber que nada se faz, nem tem o mesmo sabor sem dificuldades! Estou convosco e sabem que se precisarem cá estarei!
Quase, quase a acabar, uma palavra para a próxima direcção: Carina, a presidência da tuna não algo que deva ser encarado de ânimo leve. Foi esse um dos erros de algumas pessoas que já ocuparam este cargo. És (só) o órgão máximo da tuna! Encara isso com responsabilidade, e trata a tuna como se da presidência da República se tratasse. Zé, meio caminho andado para ser um bom presidente é ter um bom vice-presidente! Eu sei bem do que falo. Apeita-te! Xoxinha! Minha coisa mais boa =) A secretária é das pessoas que mais trabalha na tuna, acredita! Tenho grande fé nas tuas capacidades e no teu espírito! Mas não chores tanto e não te enerves tão facilmente, senão vais ter um ano complicado. Mas lá está… cá estará o ToZé se precisares de ajuda! Raquel, espero que a tua dedicação à tuna, sendo que ocupas agora um cargo na direcção, seja maior do que tem sido! No entanto, espero que este cargo não te leve a exacerbar atitudes que podem (e bem) não cair da melhor forma. André, André…! Tu dás-me cabo da cabeça rapaz! Um magister ensaia a tuna. É essa a tua função. Se o magister não está presente, torna-se mais difícil de o fazer. Mas tenho também em ti uma confiança que sei não vais defraudar! Ensaia a tuna André, não a tornes em algo que ela não é! Tem noção que cada pessoa tem uma função, e que mais vale ajudares cada um a ser melhor na que desempenha do que achares que só se fores tu a fazê-la é que fica bem feita. Um forte abraço para ti companheiro, e terás sempre aqui alguém para te ajudar. Às vezes achas que não, mas vá, eu até te curto rapaz! Fora com essa vergonha e acima com essa capacidade que sei que tens!
Para finalizar, uma nota pessoal. Fui, não o presidente mas o colega de tuna que soube ser, que me ensinaram a ser. Se de alguma forma defraudei alguém, então as minhas desculpas, mas “quem dá o que tem a mais não é obrigado!”. Espero que, este ano da minha vida que dediquei à tuna não tenha sido em vão. Isso só se saberá mais tarde. Espero ter-vos deixado os valores, as atitudes daquilo que acredito deve ser o futuro da tuna. Não sei o que cada um de vós achou deste ano, mas quero acreditar que me têm em consideração… ou pelo menos que têm em consideração o que é a tuna. Se isso vos tiver passado, já não é mau =). Neste ano, tive alturas em que claramente senti que muitos de vós não estiveram de corpo e alma na tuna, que não me respeitaram a mim, em determinadas alturas, nem a quem de direito. No entanto, estas alturas foram a excepção numa regra que no geral correu bem! Saibam, para o ano como veteranos, adaptar a vossa postura de caloiros. Que nada vos suba à cabeça e que respeitem o traje e a tuna que representam! Como já referi, não sei o que vos deixo… é uma coisa que confesso me assusta… mas obrigado a todos por um ano que embora tenha tido momentos algo insonsos, outros salgados… foi na sua grande maioria, bastante saboroso! Já sinto uma “tristeza infinda” que está a fazer soltar um sorriso… sei que hei-de “dormir sem saber onde” e “chorar sem saber porquê”… chamar por muitos de vós quando não estiverem para me responder… é assim a saudade. Mas também sei que, hei-de ter sempre “o peito mais largo” de ter participado neste ano… de pertencer à Tunapapasmisto!
Até uma próxima oportunidade!
Odeio-vos a todos!

11 comentários:

  1. Consegues tocar até o mais insensivel. Obrigada por tudo, mais uma vez me ensinaste a crescer. Não foi a primeira, espero que não seja a última. Mereces o sol, rapaz*

    ResponderEliminar
  2. Tozé confesso que ao ler este teu post senti uma vez mais o teu orgulho, a tua dedicação, a tua alegria constante em falar da nossa tuna, e acima de tudo transmitires a todos nós caloiros aquilo q teve fez mover durante este ano, de tudo aquilo q abdicaste na tua vida pela tuna que somos...Ao descreveres ao longo deste post o ano que passamos juntos na tuna, revejo-me em cada actuação, em cada em ensaio, porque de certa forma quis estar presente, quis aprender em cada actuação o que é ser tunapapasmisto, o que como tu dizeste ser tunante, ate mesmo quando ouviamos de ti, e levavamos com o teu feitio mau quando as coisas não corriam tão bem nos fizeram crescer, aprender e dar mais pela tuna que fomos ao longo deste ano e que concerteza vamos dar e mostrar a todos aquilo que aprendemos cntg, pq sei que este ano que "Ganhaste" na tua vida não foi em vão garanto-te porque muitos de nós vamos seguir os passos que que tu tiveste orgulho de mostrar e ensinar...A ti Tozé um Grande OBRIGADO =), fizeste muito por esta tuna, e em cada regresso que tenhas connosco isso estará presente, é com saudade que vamos recordar-te e para sempre lembrar-te!!
    Beijinho Grande com carinho para ti Tozé já com Saudadess**
    Até breve..
    Marisa Lopo =)

    ResponderEliminar
  3. beijinho da cheirosa do cu gordinho

    *

    ResponderEliminar
  4. Há 60 segundos atrás deparei-me com videos de um jantar de Natal de ha 3 anos, no Estrela. Já tu andavas a cantar em plenos pulmões "fui à fonte beber água.... (...)" . Saudade.

    ResponderEliminar
  5. Caro Companheiro depois de ler este "Postzorro" dá para entender o quanto te entregaste à vida académica e tunante!
    Espero que continues por Portalegre, porque se não o Vitor do Principe começa a sentir saudade das 200 mil médias que te vendia!!!

    abração

    ResponderEliminar
  6. eu só sei que adoro esta tuna


    :D

    Obrigado por teres tomado tao bem conta dela **

    ResponderEliminar
  7. Meu querido Tozé, um dos meus alentejanos preferidos. Só para te dizer que ainda me lembro de ti, que leio o teu blog, que gosto muito, que li o post de fio a pavio (e demorei para aí 4 horas =P) e por fim dizer-te, com conhecimento de causa de quem já foi "presidente" da tuna também, que no final de tudo, o saldo é sempre positivo. Porque o que fizeste, fizeste com o coração. E no fim é isso que conta. Um beijinho grande da amiga pequenina lisboeta.

    ResponderEliminar
  8. Foi bonito encontrar um blog teu e com tantos sentimentos misturados.
    Sem dúvida que a tuna é a melhor representação daquilo que é a vida académica e o que Portalegre representa para todos nós que cá passamos.
    A tuna tem vindo a evoluir bastante e são vocês que dão alegria, força e coragem a quem vos ouve.
    Muitos de vós sentem a música que cantam.
    E tu tó zé mesmo conhecendo-te muito mas muito pouco tens alma de tunante.
    Continuem a lutar, a puxar pela tuna e fazer dela uma história bonita. Continuem a espalhar magia nas vossas músicas e em todos nós que vos ouvimos.
    Eu mesmo já licenciada semrpe que puder estarei para vos ver. Para me encherem os ouvidos e o coração.

    Nem sempre é fácil fazer aquilo que fazes pela tuna mas eu sei que o fazes com todos os valores e força que tens dentor de ti. Isso vê-se.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Fooooggoooooo! Olha Mel... Sim... não querendo ser presunçoso mas acho que tens razão no que dizes.
    Já há algum tempo que este blog existe e conto pelos dedos de uma mão os comentários que me emocionaram tanto como este, teu! Obrigado!
    Fico contente por saber que, o esforço que faço é visível ás pessoas, mesmo aquelas não privam tanto comigo. Isso é bom!
    Obrigado!... a sério...

    ResponderEliminar
  10. Às vezes não é necessário privar para saber o valor das pessoas, das coisas.
    Tenho orgulho em ter estudado em Portalegre e em ter uma tuna tão mágica e surpreendente cada vez que actuam. Força aí nos instrumentos e continuem com essa família tão bonita. E terça lá estarei à espera que me encham os ouvidos porque o coração já está encantado.

    ResponderEliminar
  11. Ouve não consigo ler tudo de rajada pk como e do conhecimento que sou chorona...chegando ali a parte do" Só eu sei o que fui criticado..."
    Podemos ser criticados, mas tu n querias agradar a ng, querias ter a certeza que aquilo que construíste continuará, e por isso dou-t os parabéns, porque disso não há duvidas, são e serão para sempre a melhor tuna do Alto Alentejo Tunapapasmisto:)

    ResponderEliminar