sexta-feira, 6 de agosto de 2010


Hoje apeteceu-me falar-vos de uma questão que me tem alertado… Que aliás, já me preocupava mas que por razões que mais adiante vos explicarei, me voltaram à ideia…
Venho então falar-vos da mutilação genital feminina é uma prática realizada em vários países principalmente da África e da Ásia, que consiste na amputação do clítoris da mulher de modo a que ela não possa sentir prazer durante o acto sexual.
A circuncisão feminina é um termo que se associa a um determinado número de práticas incidentes sobre os genitais femininos e que têm uma origem de ordem cultural e não de ordem medicinal. É uma prática muito frequente em certas partes da África e é praticada também na Península Arábica e em zonas da Ásia. A prática da circuncisão feminina é rejeitada pela civilização ocidental. É considerada uma forma inaceitável e ilegal da modificação do corpo infligida àqueles que são demasiado novos ou inconscientes para tomar uma escolha informada. É também chamada de mutilação genital feminina. A circuncisão feminina elimina o prazer sexual da mulher. A sua prática acarreta sérios riscos de saúde para a mulher, e é muito dolorosa, por vezes de forma permanente.
Foi no contexto de querer saber mais sobre esta atrocidade que deu de caras com uma personagem que tenho que vos falar. Waris Dirie, um exemplo, no verdadeiro sentido da palavra.
Waris Dirie é actualmente embaixadora da ONU. Escreveu vários livros sobre as suas vivências e foi tema de um filme "Flor do Deserto", lançado em 2010 no Brasil. Existe uma fundação com o seu nome.
Para completar a pesquisa, fui então ver do dito filme. “Flor do Deserto” é uma lição de vida, de força, de acreditar. Uma prova de que quando se quer, tudo é possível.












"Porque é que quer ser modelo? E não me diga que é para ganhar dinheiro e essas coisas porque isso é para muito poucas”

“Eu quero ser modelo, porque sempre é melhor do que andar a esfregar o chão. Eu quero uma vida melhor”



Divinal… Vejam o filme!

Sem comentários:

Enviar um comentário